4.2.09

Sobre camuflagem e pisões no pé (I)

Carta 1:


J,

Através de T.C. da Libris entrei em contato com sua escrita. No blog sousachet. Faço uma sugestão.
Não seria mágico se vc usasse suas habilidades de ver o que acontece no mundo? Esta saída de ego para o real
pode revelar pepitas, facetas. Uma poeta maravilhosa neste sentido foi Elisabeth Bishop. Leia-a. Tenho certeza
que vc irá aprecia-la.

Abraços.


G

RESPOSTA 1:


Olá G.,

Sim, T. é minha editora e grande amiga.

Recebi o seu e-mail com grande surpresa e ao mesmo tempo, estranheza. Não que não receba críticas bem (as construtivas sempre) e as outras (são tão raras que nem me lembro da última como a sua), mas realmente me impressionou o tom formal e de certo modo "pejorativo" para não dizer outra coisa, da sua sugestão.

Para mim, mágico é meu estado de espírito e as sensações que a poesia "causa". Minha habilidade de ver o que acontece no mundo não resume-se ao meu EGO e sim, às experiências vividas por mim, o que me causa dor, o que me espanta o que acho importante sentir e passar para o papel. A poesia é maior do que qualquer crítica social, do que qualquer bobagem que nosso presidente possa dizer, do que a crise financeira mundial e até do que a guerra na faixa de gaza e a posse de Obama.
A poesia expressa beleza onde achávamos que só havia lixo e incompreensões e por isso não concordo quando vc "sutilmente sugere em tom de sugestão" que a MINHA POESIA gira AO REDOR DO MEU UMBIGO, pois não gira. Ela nasce de uma vivência e com a observação do entorno, passa a fazer parte de qualquer cotidiano, vivência ou experiência de outro. Daí tantas meninas, mulheres e homens, perceberem na minha poesia uma facilidade de explicar sentimentos ou qualquer outra sensação que na maioria das vezes seria impossível se explicar.
Já lí a poeta sugerida e sim, aprecio a poesia, mas é a poesia dela e não a minha. Não vou ler ninguém para "pescar" referências, pq senão a minha arte não seria própria e daí por diante...

Sachêt é meu apelido, portanto... SOUSACHET... (????!!!)

Abç,

J. H.


Da série: papai deveria ter me deixado mais de castigo
ou
estas definitivamente não são cartas de amor.

Nenhum comentário: