13.8.08

Quem disse que cheiro não é importante?

Pílula atrapalha o olfato e a escolha de parceiros

Estudo inglês sugere prejuízo genético para filhos

DO "INDEPENDENT"

Era um experimento que envolveu suor, amor... e poderia ter terminado em lágrimas. Quando cem mulheres foram convidadas a farejar camisetas suadas de homens, descobriu-se que a pílula anticoncepcional pode atrapalhar sua capacidade de escolher parceiros.
O odor corporal desempenha papel importante na seleção de parceiros, mas a pílula parece interferir no olfato feminino, minando a capacidade das mulheres de fazerem a melhor escolha, afirmam pesquisadores da Universidade de Liverpool.
Se confirmada, a tese dos britânicos mostrará que, por perturbar as preferências olfativas das mulheres, a pílula pode ser responsável por problemas de fertilidade, insatisfação no relacionamento e separação. Ela poderia até conduzir a problemas na próxima geração, resultando em crianças com sistema imunológico mais fraco.
O estudo revelou que, em vez de serem atraídas por parceiros geneticamente desiguais, algo que os seres humanos estão inclinados a fazer instintivamente, as mulheres que tomam pílula podem selecionar homens geneticamente semelhantes a si próprias. Isso é um suicídio evolutivo, porque a sobrevivência da espécie depende da diversidade genética, dizem.
"Quando os olhos se encontram numa sala lotada, a aparência obviamente conta primeiro para determinar por quem nos atraímos. Mas o cheiro é um sentimento importante para nós. Somos animais, afinal", disse Craig Roberts, professor de psicologia evolutiva que liderou o estudo publicado no periódico "Proceedings of the Royal Society".
Segundo ele, o cheiro é importante para manter um relacionamento. "Pode não afetar por quais pessoas você se atrai, mas determina como você sente na manhã seguinte", disse.

Amostras de suor
Na pesquisa, as mulheres foram convidadas a farejar amostras de suor de seis homens, obtidas por trituração de camisetas usadas por eles durante duas noites. Para cada mulher foram selecionadas três amostras geneticamente semelhantes e três geneticamente diferentes. O experimento foi repetido antes e depois de a mulher começar a tomar a pílula.
Roberts afirmou que "as preferências das mulheres que começaram a utilizar a pílula foram deslocadas para os homens com cheiros geneticamente semelhantes". Também colaboraram no estudo cientistas da Universidade de Newcastle.

*Matéria de Hoje da Folha de São Paulo

P.s- Ainda bem que o meu método é outro...rsrsrsrs

Nenhum comentário: