19.5.08

Campanha da Revista TPM: "Fernando Pessoa não é "fofinho".


"Falsos textos atribuídos ao poeta fazem ele ficar com fama de poeta de debutante, que escreve coisas estilo auto-ajuda. Como somos pretensiosas, começamos aqui uma campanha para salvar a memória do mestre “Fernando Pessoa é coisa de adolescente.” Há tempos os fãs do poeta português estão sendo obrigados a ouvir essa bobagem. Como se o mestre fosse uma espécie de escritor de auto-ajuda. Espera lá! Já que o Pessoa está morto, achamos que alguém tem que zelar pelo seu nome. E, neste caso, resolvemos assumir a missão e começar a campanha: “Fernando Pessoa não é fofinho”. Coitado do Fernando! Ele deve estar tendo um ataque epilético lá onde está (não sei onde é, mas é deus) ao perceber que virou um poeta de adolescente. Não, ele não merece isso!

Viemos por meio desta salvar o poeta, que não por acaso começa a ser considerado o maior poeta do século 20 (não em língua portuguesa, mas em todas). Na boa, como um cara que escrevia “parem com isso dentro da minha cabeça” pode ser fofinho? Outro dia mesmo a Ana Maria Braga leu um verso dele no seu programa matutino. Tudo bem. OK. Quanto mais gente conhecer Fernando Pessoa melhor, agora, o nosso amigo muito louco, “fumador de cigarros por profissão adequada”, “o indivíduo que fuma ópio”, virar auto-ajuda...

Falsas atribuições
Por que isso começou a acontecer com o pobre coitado?

1 As pessoas se apegaram a poesias mais bobas, tipo “Todas as cartas de amor são ridículas” e acharam que ele era fofo.

2 Uma praga tomou conta da internet e coisas que Fernando Pessoa nunca, em tempo algum, teria escrito começaram a ser atribuídas a ele. Exemplo encontrado no Orkut: “Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo, e que posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida”.

O Pessoa jamais escreveria uma bobagem dessas. Ele jamais compararia sua vida com uma empresa. E, não, ele não acreditava em Deus! Fernando jamais escreveria que ser feliz é agradecer a cada manhã pelo milagre da vida. Inclusive porque o Fernando Pessoa não era feliz, ele era POETA. Outra frase atribuída a ele: “O dinheiro compra um mausoléu, mas não um lugar no céu”.

Na boa, temos a pretensão de achar que podemos salvar o poeta e por isso pedimos: divulgue nossa campanha.

Um comentário:

Rachel Souza disse...

Aderi à campanha também!Bem-humorada e oportuna.rs